Conjunto de equipamentos dotado de transceptor, fonte de alimentação e sistema irradiante. Permite centralizar as comunicações e pode abranger uma área de cobertura muito maior sem a necessidade da instalação de estações repetidoras(dependendo da topografia do local).
A estação fixa é composta por transceptor móvel ligada a uma fonte de alimentação. Esse transceptor é alimentado com +13.6 Vcc; a fonte de alimentação faz o papel de conversão da energia elétrica (110Vac / 220Vac) para +13.6 Vcc.
A antena da estação fixa é diferente daquela de um rádio móvel, ela pode ter maior ganho e conseqüentemente irradiação mais poderosa, permitindo atingir locais distantes. Em áreas onde a altitude da antena é maior, pode obter comunicações de forma ainda melhor. A estação fixa atende diferentes segmentos de mercado. Como por exemplo, em uma transportadora, o rádio fixo pode ser utilizado pela Central para solicitar a coleta de material do cliente, através do veículo que está mais próximo da região. Assim, facilita, agiliza e otimiza recursos (sem ter custos mensais).